quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

“Nós não sorrimos porque somos felizes. Nós somos felizes porque sorrimos”.

Algumas situações que presenciei e vivi durante essa semana me fizeram pensar um pouco... organizei todos os meus pensamentos confusos em palavras.  

Tantas vezes reclamamos das pessoas. De como são egoístas, desatentas, indiferentes. De que não demonstram seus sentimentos, não aprendem, não mudam. De como nossa relação com nossos pais é difícil, como nossa Irmã so pensa nela, como nosso chefe implica com nosso trabalho, como aquele colega de trabalho nos odeia... nosso cônjuge não nos entende....aquele amigo anda tão ausente...

É bem fácil apontar os erros dos outros. Suas fraquezas, a falta de atitude. Cobrar amor, carinho. Querer que nos aceitem, nos amem, nos entendam. Reagirmos com a mesma atitude negativa que recebemos. Como ele faz isso e fala outra coisa? Hipocrisia!

Agindo dessa forma vamos levando uma vida menos feliz. Alimentamos mágoas, prolongamos sofrimentos. Para toda ação existe uma reação, é físico. Mas interpretamos as coisas da forma mais favorável a nós mesmos.

Ele não liga, eu não ligo. Ela não se importa comigo, também pouco me importo. Não sei o que ela esta sentindo, por que vou falar de como me sinto? Ele está tão ausente, mas não vou ficar pedindo sua atenção. Ela é sempre tão egoísta, por que também não posso ser? Ela nao responde meu "bom dia", também não a cumprimento mais.

Ou, pior ainda, agimos com apatia e conformismo diante do que não nos faz bem.

"Eu sou assim, não vou mudar". "Não somos felizes como eu queria, mas vai ser tudo tão mais difícil se eu me for". "Ele me odeia e pronto". "Não temos uma relação boa, nunca teremos". "Eu não consigo, não adianta".

Deixamos crescer na gente aquilo que mais abominamos no outro. Alimentamos em nós o que no outro não nos agrada, por autodefesa, e não percebemos que estamos cultivando atitudes iguais aquelas que tanto nos incomodam.

O mais difícil nisso tudo é escolher melhorar as coisas. Não pelo outro, mas por nós mesmos.

Eu quero que meu pai seja mais amável comigo. Quero que ela seja mais tolerante.Quero que minha mãe não reclame tanto das coisas. Quero meu amigo mais presente em minha vida.

O que não enxergamos é que toda mudança depende das nossas atitudes diante do problema. Somos nos quem temos que mudar de postura. Calar quando todos esperam gritos. Achar graça quando esperam nossos xingamentos. Pedir perdão quando querem ver como somos esnobes e orgulhosos. Darmos carinho nas horas menos prováveis. Um abraço no meio da briga. Um presente sem data especial. Uma mensagem de amor no meio do dia. Deixar de fazer o que parece mais prático e fazer o que nos proporcionará um dia mais agradável. Elogiar o lado bom quando só o que enxergamos é o lado ruim. Escutar quando queremos falar.

O outro vai aos poucos se desarmando diante de nós. Uns mais facilmente, outros menos. Quando percebem nossa mudança de comportamento, se sentem constrangidos diante de si mesmos... e se deixam mudar.

Orgulho nem sempre faz bem... nos deixa cegos, a ponto de não enxergarmos o que verdadeiramente importa pra nós. É jaula que encarcera nossas frustrações. É abismo onde jogamos nossa felicidade. Se as coisas não estão bem, so existe um único responsável: você mesmo.

Um comentário: