terça-feira, 1 de março de 2011

"Amizade que acaba é porque nunca começou. Se não for algo que sai do pragmático, do imediato, não é verdadeiro"


Nossa amizade mudou?

 
Dias desses uma amiga de infância virou pra mim do nada numa conversa aparentemente normal no msn e soltou: “nossa amizade não é mais a mesma”. Putzzz como assim??? Fiquei chocada na hora, mas depois achei engraçado. Algumas outras vezes me senti assim em relação a pessoas que amo profundamente...

Mas somente quando ouvi isso de outra pessoa entendi como estive por tantas vezes enganada.

Recentemente isso foi tema de uma conversa com minha primana Taysa (num dos nossos momentos altamente intelectuais de conversas cuja compreensão é humanamente impossível para pessoas normais ). Alguém que em algum tempo de nossas vidas era tão presente e com o passar do tempo sentimos sua ausência cada dia mais constante... Ysa dizia que as pessoas vão amadurecendo e sua forma de ver e sentir a amizade vai mudando.

Nesses últimos quatro meses tive experiências fantásticas com amizades. Nunca me senti tão querida. Tantas pessoas me ligaram, mandaram mensagens, orações. Pessoas que nem sabiam de fato o que estava acontecendo. Amigos surgiram de todos os lugares. Pessoas que se preocupavam comigo e eu nem sabia. Pessoas às quais nem dava o valor merecido e que me surpreenderam com seu carinho e sua preocupação. Pessoas que choraram comigo e por mim... que cobraram meu sorriso, minhas piadas, minha tagarelice, meu carinho. Gente insistente, que não desiste. Gente que ama sem nenhuma pretensão.

Amigos para ouvir. Outros para serem ouvidos. Amigos para te fazer rir e esquecer de tudo. Outros para te fazer chorar por te lembrarem de tudo. Outros ainda para te falarem de Deus. Poucos para te aproximarem de Deus. Amigos para dividir a deprê. Outros para te tirarem dela. Amigos pra quem você pode contar que fez merda... pessoas que torcem pela sua felicidade simplesmente.

Você pode ter que enfrentar as rasteiras da vida sozinha, levantar, retomar o prumo, sacudir a poeira e seguir. No fim, tudo depende somente de você. Mas se olhar atentamente ao seu redor, conseguirá enxergar quem foram as pessoas que te apoiaram, incentivaram, te amaram quando você mais precisava.

"Se você me importa, eu me incomodo com você. Incomoda-me se você está certo,errado, o que você fala e até a forma de você se vestir". (Mario Sergio Cortella, filósofo, sobre a amizade.)

Ainda bem que tem gente que se incomoda desse jeito comigo... :)

Gabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário